Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26252
Título: O auxílio emergencial e a pandemia de covid-19: a seguridade social e sua efetividade
Autor(es): Nascimento, Ruan Santos do
Palavras-chave: Benefício
Covid-19
Efetividade
Vulnerabilidade
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho traz uma perspectiva avaliativa a cerca do Programa de Auxílio Emergencial (PAE) e a pandemia de Covid-19, evidenciando-se um contexto histórico de inicio da problemática e seu desencadeamento a nível global e nacional, trazendo as peculiaridades particulares da realidade brasileira de enfrentamento à pandemia, evidenciando-se pela análise de indicadores sociais e econômicos que demonstram como foi combatida a crise e quem foram às categorias sócias mais afetadas por ela, percentuais de desemprego e informalidade, não só ocasionados e acentuados pela pandemia, como também exacerbados pelo descaso governamental sobre a questão. Discussões relevantes sobre toda polêmica envolvendo o Congresso e o governo, sobre os valores do benefício e as pressões sociais de grupos sindicais e entidades representativas, que influenciaram diretamente em seu desfecho, como também uma observação sobre os critérios que selecionaram o público alvo para o recebimento do benefício e a forma como foi efetivamente realizado o pagamento do mesmo, levando em consideração as estruturas físicas para o atendimento presencial, bem como o acesso aos meios tecnológicos de acessibilidade ao programa, o que influenciou significativamente nas diversas problemáticas evidenciadas pelos beneficiários, deficiência na rede informatizada de processamento de informações, que não supriu a alta demanda, que também muito contribuiu para esse cenário caótico, todos esses fatores foram determinantes para a observância de toda conjectura histórica que envolve a elaboração dos programas sociais no Brasil e sua implementação, o que influenciou diretamente na forma de efetivação do benefício e a sua ligação entre a teoria e a realidade fática dos grupos sociais a que se destinou. Desta feita, o presente trabalho buscou traçar uma perspectiva completa do panorama socioeconômico vivenciado pelos grupos sociais potencialmente vulneráveis, durante o período pré-pandemia e se desenrolando por toda sua fase crítica, analisando seus efeitos a médio e longo prazo.
Descrição: NASCIMENTO, R. S. do. O auxílio emergencial e a pandemia de covid-19: a seguridade social e sua efetividade. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26252
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruan Santos do NascimentoPDF - Ruan Santos do Nascimento722.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito470.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.