Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26253
Título: Macabéa em busca da vida: a mulher nordestina em a hora da estrela
Autor(es): Cavalcante, Bruna Soares
Palavras-chave: Lispector
Representação da mulher
Literatura
A Hora da Estrela
Data do documento: 3-Mar-2022
Resumo: A literatura, assim como as outras artes, está interligada às representações e problemáticas que constituem a sociedade. Diante desse pressuposto, considerando a mulher como forte símbolo social, verificamos a necessidade da autoria feminina e das personagens por elas abordadas serem mais exploradas, engajando maiores reflexões no cosmo literário brasileiro. O presente trabalho refere-se a uma análise da representação da mulher nordestina no universo ficcional da obra literária A Hora da Estrela, de Clarice Lispector a partir da relação entre literatura e sociedade à luz dos aportes teóricos e críticos de: Candido (2006), Zolin (2009), Schwantes (2006), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica através da qual se propõe analisar a maneira que a mulher é representada na obra já citada, bem como a importância da literatura de autoria feminina em nossa sociedade. Logo, percebemos o sujeito mulher na luta pelo espaço nas Letras e, posteriormente, com a análise interpretativa do objeto de estudo deste trabalho, identificamos o estereótipo feminino nordestino, enraizado e denunciado na escrita poética de Clarice.
Descrição: CAVALCANTE. Bruna Soares. Macabéa em busca da vida: A mulher nordestina em a hora da estrela. 2022. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26253
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Bruna Soares Cavalcante.pdfPDF - Bruna Soares Cavalcante381.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito68.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.