Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26259
Título: Letramento digital e competências comunicativas: reflexões teóricas para as aulas de leitura no ensino médio
Autor(es): Cavalcante, Maria do Desterro Janaína
Palavras-chave: Língua portuguesa
Letramento digital
Competências comunicativas
Data do documento: Mar-2022
Resumo: Desde o nascimento, somos inseridos nos diversos ambientes sociais cuja aprendizagem é fator relevante para a sobrevivência. Mudar, inovar, aprender e reaprender são palavras que estão cotidianamente nos impulsionando a perceber que o mundo vive em constantes mudanças. Por isso, pensar as transformações, no processo de aprendizado, ressignificadas pelo uso das tecnologias é uma de nossas inquietações, visto que a escola precisa estar inserida nessa nova realidade que exige do seu público o Letramento Digital. De modo geral, a temática abrange todos os componentes curriculares, mas neste trabalho nosso foco é perceber essas inovações na disciplina Língua Portuguesa. Mediante o exposto, temos como objetivo geral desse estudo: Discorrer sobre o Letramento Digital no Ensino Médio, com ênfase na formação de leitores proficientes. Para atingirmos o objetivo geral citado, enveredamos pelos seguintes objetivos específicos: Refletir sobre o conceito de Letramento Digital na contemporaneidade, bem como os obstáculos que impedem sua efetivação em sala de aula; Dialogar acerca dos gêneros textuais como elementos norteadores para o ensino de leitura e apresentar propostas pedagógicas para o Letramento Digital no Ensino Médio. Nesse sentindo, é importante pensar em um ensino de Língua Portuguesa que auxilie os estudantes no desenvolvimento de competências comunicativas para a leitura e interpretação e para as habilidades com o manuseio das ferramentas digitais que podem auxiliar no seu desenvolvimento crítico. Essa é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, visto que apresenta uma revisão de literatura e possui interpretações de dados não quantitativos. Portanto, ao final desse estudo, foi possível identificar que cabe ao professor de Língua Portuguesa inserir em suas aulas, textos que circulam nos contextos tecnológicos, possibilitando aos alunos desenvolver habilidades de leitura e interpretação que vão além da decodificação dos gêneros textuais digitais. Como aporte teórico temos os seguintes autores: Silva (2017), Luft (2007); BNCC (2018); Levy (2001); Demo (2007); Pereira (2007); Ferrero (2008); Kleiman (2011) entre outros.
Descrição: CAVALCANTE, Maria do Desterro Janaína. Letramento digital e competências comunicativas: reflexões teóricas para as aulas de leitura no ensino médio. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26259
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Desterro Janaina CavalcantePDF - Maria do Desterro Janaina Cavalcante396.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito35.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.