Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26260
Título: Reflexões teóricas e metodológicas acerca da relação literatura e sociedade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio
Autor(es): Santos, Maria Jakeline da Silva
Palavras-chave: Letramento literário
Ensino médio
Literatura e sociedade
Data do documento: Mar-2022
Resumo: Durante muito tempo, as aulas de literatura no âmbito do ensino médio estiveram centralizadas na historicidade dos movimentos literários, isto é, em datas, em biografias e demais elementos que contribuíram para uma visão tradicional desse ensino. Tal prática, embora eficaz outrora, é na contemporaneidade questionada por estudiosos da área, visto que a leitura literária pode ultrapassar a historicidade do autor (a) que o (a) produziu, ganhando vida em outras gerações. De fato, não é possível dizer que existe uma função arbitrária na leitura de um texto literário, posto que literatura é arte e a arte tem diversas funções. Todavia, é possível inserir a literatura em um viés social capaz de auxiliar na humanização dos indivíduos. Assim sendo, se fazem necessárias reflexões teóricas acerca das novas posturas sobre o ensino de Literatura no ensino médio, no tocante à relação literatura e Sociedade. Esse estudo é resultado das reflexões teóricas vivenciadas na graduação, especificamente, na disciplina de literatura do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa caracteriza-se por ser bibliográfica, de cunho qualitativo e que tem como objetivo geral: Discutir sobre as reflexões teóricas e metodológicas acerca da relação Literatura e Sociedade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. E como objetivos específicos: discorrer sobre a ressignificação do Letramento literário na escola; expor a autonomia promovida por um ensino de Literatura voltado para os contextos sociais; apresentar a sequência básica de Cosson (2011) como metodologia promissora na formação de leitores literários no Ensino Médio. Desse modo, ao termino desse trabalho, foi possível identificar que a Literatura é um direito de todo indivíduo que adentra a instituição escolar e cabe ao professor de língua portuguesa promover aulas de Literatura que proporcionem formação de leitores críticos e de cidadãos participativos.Como aporte teórico temos os seguintes autores: Candido ( 1972, 2011 e 2006); Zilberman (2009); Kleiman ( 1996)); Soares ( 2006); Cosson (2011 e 2014 ); Martins ( 2006) entre outros.
Descrição: SANTOS, Maria Jakeline da Silva. Reflexões teóricas e metodológicas acerca da relação literatura e sociedade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. 2021 .28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26260
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jakeline da Silva SantosPDF - Maria Jakeline da Silva Santos380.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito125.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.