Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26262
Título: Nísia Floresta: a relação entre o feminismo e o positivismo
Autor(es): Farias, Gabryella de Souza da Cunha
Palavras-chave: Nísia Floresta
Feminismo
Auguste Comte
Positivismo
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Nísia Floresta Brasileira Augusta é considerada a primeira feminista brasileira, ela revolucionou a história das mulheres no século XIX lutando por educação e emancipação. Floresta, devido sua posição social privilegiada teve a chance de conhecer vários países e de se relacionar com diversos intelectuais, dentre eles, Auguste Comte, francês conservador, considerado o pai do positivismo, doutrina filosófica que visava organizar a sociedade politicamente e socialmente. Nísia Floresta e Auguste Comte estabeleceram uma relação de amizade que pode ser comprovada através de registros históricos, como as cartas trocadas entre eles entre 1856 e 1857. O objetivo deste trabalho é entender como essa relação entre Nísia Floresta e Comte, influenciou o feminismo brasileiro iniciado por Nísia Floresta. Foram feitas pesquisas aprofundadas principalmente nas obras da própria Nísia, e da pesquisadora Constância Lima Duarte, para entender e percorrer o caminho de luta pelos direitos das mulheres que Nísia percorreu. Como resultado final, conclui-se aonde o feminismo precursor brasileiro concordou com o positivismo, solucionando eventuais dúvidas que possam surgir para quem pesquisa o feminismo inicial brasileiro sobre o porquê de uma mulher que chocou a sociedade de seu tempo com suas ideias revolucionárias para a época, se aliar a um conservador positivista.
Descrição: FARIAS, G. de S. da C. Nísia Floresta: a relação entre o feminismo e o positivismo. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26262
ISSN: CDD 306.43
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabryella de Souza da Cunha FariasPDF - Gabryella de Souza da Cunha Farias414.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito413.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.