Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26272
Título: Gordofobia na obra A pequena sereia: uma análise histórica sobre o corpo gordo da personagem Úrsula
Autor(es): Lins, Liliane Aparecida Freitas
Palavras-chave: Gordofobia
Desenho animado
Feminismo
História do corpo
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: A gordofobia é um preconceito histórico vivido principalmente por mulheres gordas que não tem seus corpos representados por personagens literárias e/ou em meio as mídias audiovisuais, tal como o cinema. O presente trabalho busca realizar uma análise histórico - documental sobre o corpo gordo da personagem Úrsula, inicialmente conhecida como a Feiticeira do Mar, personagem apresentada ao público no conto infantil “A Sereiazinha” (1837) escrita por Hans Christian Andersen e posteriormente desenvolvida e desenhada para vivenciar a antagonista, presente no filme de animação “A Pequena Sereia” (1989) da empresa The Walt Disney. Tendo em vista que tanto o corpo de mulheres gordas, assim como o desenho animado ainda são fontes históricas pouco utilizadas em meio as pesquisas acadêmicas se buscou como objetivo geral discutir ambos os temas possuindo como objeto de análise o corpo de Úrsula, uma mulher cheia de estereótipos, de tal maneira que os objetivos específicos foram pontuados em torno de duas questões centrais: a) problematizar e discutir o conceito de gordofobia; b) investigar a construção da personagem Úrsula, e sua transição da literatura infantil para o desenho animado. Foram utilizados como base para o referencial-teórico Georges Vigarello (2012), Michael Foucault (2014), Denise Sant’anna (2016), Djamila Ribeiro (2019) e Carla Akotirene (2019). A partir do estudo foram identificados como resultados da pesquisa, uma depreciação sofrida pelo corpo gordo feminino dentro dos desenhos animados (quando existem tais personagens) e um apagamento de personagens gordas em papeis de destaque, o que fomenta uma ideia pelo senso comum de que mulheres gordas não são capazes de conviver em sintonia com a sociedade cisheteronormativa.
Descrição: LINS, L. A. F. Gordofobia na obra A pequena sereia: uma análise histórica sobre o corpo gordo da personagem Úrsula. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26272
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliane Aparecida Freitas Lins.pdfPDF - Liliane Aparecida Freitas Lins681.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito66.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.