Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26279
Título: Entre os signos da República e a experiência do Império: trajetória da cidade de Cuité - PB nas primeiras décadas do Século XX
Autor(es): Macêdo, Paulo Ricardo Santos
Palavras-chave: Cuité - Paraíba
Modernidade
Cidade
Modernização
Data do documento: 15-Mar-2022
Resumo: A finalidade do presente artigo é observar as mudanças conjunturais que foram sendo transmitidas do Império para a República, enfatizando elementos que nos parecem chave para o período: a modernidade e o progresso, ingredientes que provocam transformações por todo o território brasileiro, sobretudo dentro dos espaços urbanos, e nas relações de sociabilidades entre os indivíduos, nesse sentido, lançamos luz ao pequeno município de Cuité, na Paraíba, do começo do século XX, para perceber a passagem dessa (in)desejada modernização, conjuntura permitida através das legislações à época, a qual utilizaremos para entender as dinâmicas político-sociais de uma territorialidade, especialmente a partir de signos que são caros para a produção deste artigo, que são: (in)salubridade e higiene, comércio e organização, propriedade privada e regulamentação. Utilizamos os trabalhos de Marques (2013), Medeiros (1950) (1931), Nascimento (2011), Cavalcanti (2019) Moura (1936) Chalhoub (1996), Gomes (2012) e Gomes & Santos (2011) para discorrer sobre os processos de transformação das cidades em uma perspectiva mais abrangente, enfatizando as localidades interioranas que refletiam signos de progresso vistos e desejados aos moldes estrangeiros.
Descrição: MACÊDO, P. R. S. Entre os signos da República e a experiência do Império: trajetória da cidade de Cuité - PB nas primeiras décadas do Século XX. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26279
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE ENTREGA E PUBLICAÇÃO ARTIGO TCC PAULO.pdfPDF - Termo de depósito81.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - PAULO RICARDO SANTOS MACÊDO.pdfPDF - Paulo Ricardo Santos Macêdo1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.