Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26283
Título: A influência do Método Pilates no equilíbrio postural do Idoso: uma revisão sistemática
Autor(es): Lima, Maria Joseane Arruda de
Palavras-chave: Método Pilates
Equilíbrio postural
Saúde do Idoso
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: Introdução: O processo de envelhecimento é acompanhado por um declínio gradual que acontece no organismo causando grandes alterações sistêmicas. Dentre as perdas funcionais destaca-se o equilíbrio. Estudos vêm sendo desenvolvidos a fim de obter resultados e/ou comparações entre métodos de treinamentos que sejam favoráveis aos idosos, visando reduzir essas perdas sistêmicas. O Método Pilates tem sido explorado por pesquisadores que buscam saber se realmente a sua aplicação seria benéfica na melhora do equilíbrio da população idosa. Objetivo: Sistematizar estudos que evidenciem a influência do Método Pilates sobre o equilíbrio postural de idosos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa em cinco bases de dados: PubMed, SciELO, Springer Link, ScienceDirect e Lilacs, a partir da associação dos descritores “Pilates”,”equilíbrio” e “idoso”. Foram selecionados artigos do tipo ensaio clínico e estudos de caso, que apresentassem seu texto na íntegra na língua inglesa ou portuguesa publicados no período de 2016 a 2021, cujo objetivo avaliasse os efeitos do Método Pilates no idoso. Resultados: A busca resultou em um total de 97 estudos, excluídos 4 por serem duplicados e 86 após a leitura do título, resumo e estudo na íntegra, restando um total de 7 artigos que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, sendo então utilizados para a elaboração da conclusão desta revisão sistemática. Conclusão: A prática do Método Pilates quando realizada com ênfase na diminuição da oscilação postural ou na força muscular, resulta em melhorias no equilíbrio de idosos.
Descrição: LIMA, Maria Joseane Arruda de. A influência do Método Pilates no equilíbrio postural do idoso: uma revisão sistemática. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26283
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Joseane Arruda de Lima.pdfPDF - Maria Joseane Arruda de Lima382.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito70.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.