Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeri, Luana de Souza Lima-
dc.date.accessioned2022-04-07T13:46:35Z-
dc.date.available2022-04-07T13:46:35Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26284-
dc.descriptionNERI, L. S. L. Caminhos, desafios e perspectivas para a inclusão em tempos de pandemia. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação Inclusiva é um tema constantemente debatido devido ao desafio que representa. Durante décadas, pessoas com necessidades especiais eram excluídas e indicadas como alvos inapropriados para a socialização com a sociedade. Apesar disso, marcos históricos foram estabelecidos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, resultando na publicação de importantes documentos em prol do tema. Com base nesta perspectiva, a presente pesquisa objetivou identificar os caminhos e desafios percorridos na construção de uma educação inclusiva, no espaço escolar no ensino regular, e como está sendo lidar com a educação do público-alvo da Educação Especial no contexto em que estamos inseridos, o novo Covid-19. É, por tanto, um estudo de natureza qualitativa, aprimorado em uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública da rede de ensino municipal da cidade de Alagoinha – PB. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário obtido através do Google Forms a 4 professoras. Destacam-se para a realização desse estudo a leitura de obras de autores como: Mantoan (2003), Mendes (2010), Mazzotta (2011), utilizando alguns documentos: Estatuto da Pessoa Com Deficiência (2015), Plano Nacional de Educação de 2011 – 2010, Lei Brasileira de Inclusão (2015) com a Declaração de Salamanca (1994). Os resultados apontam para a constatação de que a educação inclusiva ainda é um desafio atualmente e, para atender as demandas com eficiência e qualidade, exige novas dimensões da escola no que se refere à aceitação e, acima de tudo, na valorização das diferenças. Palavras-Chaves: Educação Inclusiva. Ensino Regular. Desafios. Pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titleCaminhos, desafios e perspectivas para a inclusão escolar em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana de Souza Lima NeriPDF - Luana de Souza Lima Neri1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito586.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.