Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Título: Efeitos da suplementação de creatina na perimetria corporal de universitários praticantes de musculação
Autor(es): Silva, Gilmara Alcantara da
Palavras-chave: Creatina
Antropometria
Hipertrofia
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: A utilização indiscriminada de suplementos alimentares por frequentadores de academia tem crescido no decorrer dos anos, devido a enorme preocupação com a estética de jovens praticantes de musculação, sendo a creatina (Cr), um dos mais utilizados. O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de Cr associado ao treinamento de força na perimetria corporal de universitáriospraticantes de musculação. Participaram do estudo 22 universitários com idade de 18 a 25 anos, divididos em dois grupos, sendo o gruposuplementado (A) formado por 13 participantes de ambos os sexos e o grupo não suplementado(B) por 9 participantes também ambos os sexos. Utilizou-se para o grupo A uma dosagem de suplemento contendo 30g, sendo 3g de Cr associado a 27g de carboidrato ingerido sempre em dose única, pós-treino, durante o período de 8 semanas, o grupo B, participou do mesmo treinamento embora não suplementado. Ambos os grupos foram nutricionalmente orientados. Na análise dos dados foi utilizado o teste T pareado para uma amostra, uma vez que os dados apresentaram distribuição normal,com significância estatística de α≤0,05.As medidas de perimetria teve aumento no grupo Abraço direito e esquerdo relaxado e contraído, enquanto o grupo B apresentou apenas no braço direito relaxado. A perimetria da coxa direita e esquerda teve aumento significativo em ambos os grupos(2,08cm e 1,84cm) e (2,5cm e 1,79cm) no suplementado e não suplementado, respectivamente.O Índice de Massa Corporal (IMC) apresentou diferença somente no grupo A (0,6cm). O aumento dos valores percentuais de algumas variáveis de perimetrias podem está associados ao tipo de fibra muscular.A pesquisa verificou que o treinamento associado ou não a suplementação foi capaz de provocar aumentos significativos na massa muscular, entretanto o grupo suplementado com creatina apresentou mais variáveis com aumentos significativos.
Descrição: SILVA, G. A. da. Efeitos da suplementação de creatina na perimetria corporal de universitários praticantes de musculação. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/263
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Alcantara da Silva.pdfPDF - Gilmara Alcântara da Silva608.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.