Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26309
Título: A atuação individual do Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo à frente do Itamaraty em meio à pandemia de Covid-19
Autor(es): Cunha, Izabella Maria Falcão da
Palavras-chave: Política externa brasileira
Covid-19
Ultradireita
Metapolítica
Tradicionalismo
Ernesto Araújo
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O presente artigo busca entender como o enfrentamento da pandemia de Covid-19, pelo Itamaraty, foi influenciado pela ideologia de ultradireita do chanceler Ernesto Araújo, considerando que sua gestão à frente do Ministério das Relações Exteriores marcou uma quebra dos padrões tradicionais da política externa brasileira. Para tanto, por meio da metodologia de estudo de caso, analisaram-se os discursos e as posturas do ex-Ministro em busca de compreender as motivações intelectuais e ideológicas por trás das ações e decisões do Itamaraty ao longo de sua gestão. Desse modo, a partir do enquadramento, tanto do governo Bolsonaro, quanto de Araújo, no espectro político, na ultradireita, vislumbra-se o negacionismo com relação à Covid-19 como parte integrante da retórica radical do ex-Chanceler, denunciando as medidas “totalitaristas” de combate à pandemia, que estariam vinculadas ao “marxismo cultural”, e criticando o “comunavírus” enquanto criação da China. Com isso, conclui-se que os rumos tomados pela sua gestão foram efetivamente prejudiciais na adoção de políticas públicas de enfrentamento ao vírus em âmbito nacional, uma vez que influenciou a menor aquisição de doses de vacina na Covax Facility da OMS, no relaxamento das medidas sanitárias, na descredibilização nos órgãos internacionais fundamentais no combate à pandemia e, por fim, causou graves prejuízos à imagem internacional do Brasil.
Descrição: CUNHA, I. M. F. da. A atuação individual do Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo à frente do Itamaraty em meio à pandemia de covid-19. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26309
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabella Maria Falcão da Cunha381.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito72.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.