Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26310
Título: Salas multisseriadas: desafios e possibilidades na relação ensino e aprendizagem na educação do campo
Autor(es): Freire, Lucineide de Figueiredo Firmino
Palavras-chave: Educação do campo
Salas multisseriadas
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Este trabalho apresenta discussões a respeito das salas multisseriadas, abordando os desafios e as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem na Educação do Campo. O respectivo estudo tem como objetivo geral: compreender o trabalho docente com salas multisseriadas e o caminho didático e metodológico utilizado para auxiliar na construção do conhecimento; e como objetivos específicos: contextualizar o processo histórico das escolas do campo e o trabalho pedagógico com salas multisseriadas; averiguar como o(a) docente desenvolve sua prática em uma sala multisseriada; discutir estratégias metodológicas que auxiliem no processo de aprendizagem dos(as) alunos(as) em salas multisseriadas. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa em educação, sendo também uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado, pelo Google Forms, com perguntas abertas, direcionado à 5 professores(as) da rede municipal de ensino da cidade de Alagoinha-PB, atuantes em salas multisseriadas. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Arroyo e Fernandes (1999), Santos, (2010), Hage (2006), Medrado (2012), Freire (1989, 1996), Libâneo (1994), Prado (1995), Fazenda (2008), Pimenta e Lima (2017), Tardif (2012), dentre outros(as) que abordam a educação do campo, a prática pedagógica nas salas multisseriadas e a importância da formação docente; abordagens relevantes que nos dão subsídios teóricos para as discussões. Os resultados da pesquisa mostraram, nas falas dos(as) informantes, que é desafiador trabalhar com salas multisseriadas, porém, os(as) mesmos(as) reconhecem a importância de desenvolver conteúdos associados com o meio em que os alunos vivem e com atividades coletivas, utilizando metodologias que se adequam ao perfil de cada turma. Além da importância da formação inicial e contínua para os docentes atuarem nas salas multisseriadas.
Descrição: FREIRE, L. de F. F. Salas multisseriadas: desafios e possibilidades na relação ensino e aprendizagem na educação do campo. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26310
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucineide de Figueiredo Firmino FreirePDF - Lucineide de Figueiredo Firmino Freire749.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.