Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26312
Título: Políticas públicas de acesso à informação em saúde: uma análise sob o viés da Arquivologia
Autor(es): Gerbasi, Noadya Tamillys Oliveira Duarte
Palavras-chave: Políticas de informação
Informação em saúde
Direito à informação
Gestão de documentos
Acesso à informação
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros e os documentos produzidos no âmbito do Sistema Único de Saúde são fontes de informação e também a prova desse direito. As políticas públicas são os instrumentos legais que podem estabelecer as diretrizes e os procedimentos que norteiam o acesso a essas informações. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica da Arquivologia, a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde do Sistema Único de Saúde. Caracteriza-se como um estudo de caso do tipo descritivo, utilizando-se da abordagem qualitativa para tratar os dados, por meio de um estudo do tipo documental. Os resultados indicam que a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde representa um passo importante para o acesso à informação, mas necessita de ajustes quanto aos cuidados na área de gestão documental, a saber: criação de uma política arquivística; diagnóstico dos arquivos ligados ao Sistema Único de Saúde; mapeamento dos profissionais com formação em Arquivologia que lidam com a documentação da saúde; e diálogos com instituições e pesquisadores da Arquivologia.
Descrição: GERBASI, N. T. O. D. Políticas públicas de acesso à informação em saúde: uma análise sob o viés da Arquivologia. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26312
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Noadya Tamillys Oliveira Duarte GerbasiPDF - Noadya Tamillys Gerbasi950.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito358.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.