Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26315
Título: Formação docente e as práticas educativas: inclusão ou integração do aluno surdo na rede regular de ensino?
Autor(es): Silva, Rafaela Socorro da
Palavras-chave: Inclusão
Alunos surdos
Prática educativa
Formação docente
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender as implicações entre a formação docente e a prática educativa dos professores durante a inclusão de alunos surdos, dentro da sala de aula do ensino regular. Nesse sentido, a pesquisa se preocupou em saber quais as implicações entre a formação docente e a prática educativa na rede regular de ensino para atendimento de estudantes surdos? E, como se desenvolve a comunicação e, consequentemente, a interação dos docentes com alunos surdos em sala de aula, tendo em vista suas práticas educativas em um espaço que não se utiliza a Libras? Para tanto, a fundamentação teórica nos respaldamos em: Mantoan (2003), Silva e Sena (2015), Valentim e Santos (2017), Barros e Lopes e Garla (2018), Gonçalves e Festa (2019) e Ferreira, Almeida e Nascimento (2019), entre outros autores. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, exploratória e descritiva, na qual realizamos uma pesquisa de campo. O lócus foi uma Escola do Campo do município de Tacima - PB e teve como sujeitos: um estudante surdo e professoras da unidade de ensino que tiveram experiência com este aluno. O instrumento para a coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, continha 12 questões e tratavam sobre as posturas que os profissionais têm acerca do aluno surdo, suas práticas educativas em sala de aula, as implicações com a formação e as dificuldades encontradas para a sua realização prática e os apontamentos para efetivação de uma educação básica inclusiva na perspectiva das docentes. Os resultados da pesquisa nos revelaram as fragilidades a respeito da formação docente, falta de recursos e que isso reflete visivelmente na inclusão de alunos surdos, se tornando um impasse em sua educação. Além disso, outro aspecto a ser considerado são as reformulações na prática pedagógica, a efetivação de parceria com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a contratação de profissionais capacitados compatíveis com a responsabilidade exercida. Assim, é essencial uma formação de professores consistente e contínua, aliada a um trabalho coletivo entre os pares na escola e o compromisso de um atendimento de qualidade para o alunado surdo. Ressalta-se que esse contexto solicita medidas como apoio institucional e implementação de políticas públicas de investimento em educação continuada em Libras, para os docentes que atuam na Educação Básica, especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descrição: SILVA. R. do S. da. Formação docente e as práticas educativas: inclusão ou integração do aluno surdo na rede regular de ensino?. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26315
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Socorro da SilvaPDF - Rafaela Socorro da Silva1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito633.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.