Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26335
Título: A representação e a voz da mulher contemporânea: o cuidar de si e do outro
Autor(es): Figueirêdo, Alexcielly Soares
Palavras-chave: Feminismo
Sexismo
Mulher contemporânea
Cuidado de si e do outro
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória, relevância e estudos do movimento feminista, bem como os conceitos do cuidado de si e do outro, apontados por Foucault, fazendo relação com os acontecimentos e fatos sociais femininos destacados no livro Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas, da escritora Ruth Manus. Quanto à metodologia deste trabalho, a qual é de fundamental importância devido ao auxílio e orientação dados para alcançar nosso objetivo, é de cunho qualitativo e bibliográfico. Para tanto, a fundamentação baseia-se em Maccann (2019), hooks (2019, 2020), Manus (2018, 2019), Foucault (1989, 2005), Bolsoni (2012), Petersen (2011), entre outros. Partindo da trajetória do feminismo, bem como a apresentação das suas ondas e vertentes, explanação necessária para o entendimento acerca do movimento, este trabalho possibilitou o reconhecimento da importância e o avanço significativo para a qualidade de vida do sexo feminino, porém ainda há problemáticas a serem discutidas. Sendo assim, a análise mostra que as práticas de cuidado de si não são facilmente exercidas pelas mulheres, pois ainda existe um forte poder patriarcal em pleno século XXI, o qual determina que as mulheres devem praticar em primeiro lugar o cuidado com o outro. Através desse estudo percebe-se, a partir de uma voz feminina contemporânea, a dimensão dessa problemática e a necessidade de discutirmos essas pautas.
Descrição: FIGUEIRÊDO, A. S. A representação e a voz da mulher contemporânea: o cuidar de si e do outro. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26335
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexcielly Soares FigueirêdoPDF - Alexcielly Soares Figueirêdo461.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito66.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.