Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Joelson Francisco-
dc.date.accessioned2022-04-08T14:18:15Z-
dc.date.available2022-04-08T14:18:15Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26336-
dc.descriptionGOMES, J. F. O internetês e o ensino de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para o 9° ano do ensino fundamental. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade sempre esteve envolta em mudanças, nas mais diversas esferas. Essas mudanças também adentram na esfera da linguagem, seja esta verbal ou não, objetivando práticas comunicativas mais dinâmicas, principalmente com a interação em meio virtual. Mediante isso, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir a importância da abordagem do internetês nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, recorremos aos pressupostos teóricos de Koch e Elias (2008, 2009), em relação às práticas de leitura e escrita; Bakhtin (1997), no que diz respeito aos gêneros do discurso; Marcuschi (2008, 2010), sobre os gêneros textuais; Coscarelli (2018), Carneiro e Alves (2019), quanto à relação entre tecnologia e educação; Rojo (2012), no que tange às práticas de multiletramentos; Xavier e Serafim (2020), acerca do WhatsApp enquanto ferramenta pedagógica; Komesu e Tenani (2015), Ávila e Cox (2008), a respeito do internetês, além de outros estudos. Metodologicamente, esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa com caráter descritivo-interpretativista, ancorando-se em estudos bibliográficos. O corpus de análise é composto de uma base documental, pois estaremos lidando com prints de interações ocorridas no chat do WhatsApp e, também, lançamos uma proposta de ensino para o 9° ano do ensino fundamental. Ademais, a escolha por essa temática se dá por entendermos que a evolução tecnológica acarretou significativas mudanças sociocomunicativas, principalmente a partir da segunda década do século XXI, e, diante disso, os usuários da internet passaram a utilizar e se comunicar por meio dos mais variados gêneros digitais e redes sociais, que permitem uma comunicação mais ágil e multimodal, como é o caso do internetês. As constatações nos direcionam à positividade da abordagem do internetês no processo de ensino/aprendizagem de língua materna, através da mediação das tecnologias e gêneros digitais. Portanto, esse estudo torna-se um incentivo a profissionais que atuam no ensino de linguagem, para que considerem os novos contextos sociocomunicativos em suas práticas docentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Edilma de Lucena Catandubapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInternetês e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectChat do WhatsApppt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleO internetês e o ensino de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para o 9° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelson Francisco GomesPDF - Joelson Francisco Gomes1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito125.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.