Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26345
Título: Eliciadores exógenos como alternativas para a mitigação dos efeitos da seca sobre o feijão-caupi
Autor(es): Melo, Yuri Lima
Palavras-chave: Déficit hídrico
Produção agrícola
Metabolismo vegetal
Vigna unguiculata (L) Walp.
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A indisponibilidade hídrica é um problema atual que se agrava com as mudanças climáticas globais, principalmente na região semiárida brasileira, o que impacta diretamente a produção agrícola e a população rural. Como alternativa agrícola para a região, o feijão-caupi é uma das culturas com moderada tolerância à restrição hídrica que apresenta grande importância socioeconômica no semiárido, pois é cultivado predominantemente em regime de sequeiro. A espécie apresenta mecanismos fisiológicos e bioquímicos de adaptação aos fatores de estresse, que ainda não estão completamente compreendidos, mas que respondem à aplicação de eliciadores exógenos. Os eliciadores estimulam modificações no metabolismo vegetal e conferem tolerância a diferentes estresses ambientais, incluindo o deficit hídrico. No feijão-caupi, diferentes eliciadores, seja abiótico (ácido salicílico, silício, prolina, glicina betaína, metil jasmonato), seja biótico (rizobactérias), apresentaram resultados promissores na mitigação dos efeitos da restrição hídrica. O presente capítulo discute sobre os principais efeitos da restrição hídrica no feijão-caupi e a eficiência dos eliciadores exógenos mais comuns aplicados na cultura em diferentes cenários hídricos. Dentre os diferentes mecanismos que contribuem para a resistência da espécie, a epinastia das folhas, o ajustamento osmótico celular, o fechamento estomático, a redução da transpiração, a remoção de radicais livres e a redução no volume radicular são modulações comuns observadas em plantas de feijão-caupi. Como forma de intensificar os mecanismos de resistência do feijão-caupi, a aplicação de eliciadores é uma alternativa para aumentar a sustentabilidade da produção em sistemas de sequeiro no semiárido sem degradar o meio ambiente, já que são agentes simuladores de compostos naturais que intensificam e aceleram as respostas do metabolismo vegetal. No entanto, o uso de substâncias eliciadoras na espécie ainda apresenta grande potencial para ser explorada, mas com cautela, pois algumas dificuldades causadas pela variabilidade genotípica e edafoclimática, em diferentes condições de cultivo, devem ser exaustivamente testadas para posterior validação com segurança.
Descrição: MELO, Yuri Lima. Eliciadores exógenos como alternativas para a mitigação dos efeitos da seca sobre o feijão-caupi. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26345
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yuri Lima Melo.pdfPDF - Yuri Lima Melo2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito65.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.