Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26353
Título: Efeitos do treinamento resistido e dores: Uma revisão sistêmica
Autor(es): Galdino, Jefferson Vieira
Palavras-chave: Treinamento resistido
Saúde e treinamento
Prática de exercício físico
Treinamento – Qualidade de vida
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: O Treinamento resistido consiste em um método de exercício físico, o qual utiliza resistência em função de cargas, sendo que tal ação permite a obtenção de benefícios aos indivíduos que necessitam aprimorar ou manter suas capacidades funcionais. que expressa suas principais vantagens no treinamento assistido, o que, consequentemente, ocasiona um ganho massa muscular. Sabendo disso, existem indícios que ressaltam o fato de pessoas pertencentes a diversas faixas etárias se beneficiarem de forma significativa por meio da prática desses exercícios. buscou-se mapear e estudar sobre o treinamento resistido, na perspectiva da sua utilização para retardação e/ou reversão do quadro de dor no ombro, que a patologia origina nas diversas fases da vida e independente de fatores biológicos e socais, procurando analisar quais exercícios são adequados e os que podem ser inseridos na rotina diária, levando-os a ter melhor qualidade de vida e bem-estar. O presente trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrentes de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses; Em relação ao período escolhido das publicações foi de 2013 a 2020, descritores: "treinamento resistido”, “dor”, “Saúde e treinamento”, “Exercício Físico para dor”, “dores e qualidade de vida”, e suas variações e “avaliação motora” e suas variações Apesar dos benefícios causados pela prática de treinamento resistido, ainda há situações em que as pessoas com dores desistem de dar continuidade ao tratamento com a musculação, possivelmente em razão da falta de controle sobre a intensidade e volume da atividade e/ou a dor influenciando negativamente na adesão às atividades físicas. Atentando-se a essas questões diversos estudos mostram a eficiência dos treinamentos resistido na melhora do quadro de sintomas das dores.
Descrição: GALDINO, Jefferson Vieira. Efeitos do treinamento resistido e dores: Uma revisão sistêmica. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26353
ISSN: CDD 613.704 46
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Vieira GaldinoPDF - Jefferson Vieira Galdino196.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito27.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.