Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26370
Título: Uma possível contribuição da filosofia para os problemas de leitura e da escrita
Autor(es): Santos, Marcos Roberto Dantas dos
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Educação
Escrita
Leitura
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: O ensino de filosofia no Brasil encerra em si vários problemas que vão desde a sua desvalorização por não produzir resultados imediatos, até o desinteresse político de uma cultura elitista que não quer investir na possibilidade de que os estudantes aprendam a pensar de forma crítica e autônoma. Isso ajudaria a diminuir o fosso que separa a minoria privilegiada da grande maioria sem privilégios. Diante dessa perspectiva, para que essa situação não se perpetue, fazse necessário pensar em formas de dirimir essa situação frágil em que se encontra o ensino de filosofia no País de forma a não depender de questões partidárias. Dito de outra forma, não depender que determinado lado político lhe apresente uma serventia. No intuito de fazer uma reflexão sobre o papel da filosofia na educação brasileira é preciso que se façam duas questões, quais sejam: existe um futuro para filosofia dentro do contexto atual brasileiro? E, como ela pode contribuir para nossa educação através da leitura e da escrita? Essas questões são bastante pertinentes, principalmente em uma época de graves ataques à educação em geral por um lado, e por outro, o descaso a essa ciência primeira que tem por excelência o conhecimento. Diante disso, almeja-se fazer uma reflexão acerca de medidas que podem ser tomadas para que a filosofia exerça um papel mais relevante e determinante na educação brasileira. A partir disso, o presente trabalho objetiva sugerir, de forma mais geral, a criação e a implementação de um projeto de ensino de filosofia baseado em uma antecipação de seu ensino, bem como a prática de leitura e de escrita para que os alunos se familiarizem desde cedo com os textos filosóficos. E, de forma mais específica, pretende-se apresentar um relato de estágio e do que foi analisado na residência pedagógica, no qual se verificou como a disciplina de filosofia não é levada a sério. Dessa forma, ela não propicia todos os benefícios a que se propõe. Portanto, trata-se de uma pesquisa, em parte bibliográfica e teórico-reflexiva e em parte de campo, uma vez que foram observados os estudantes na experiência do estágio de docência. Ao final chegou-se à conclusão de que a filosofia é uma disciplina que pode contribuir de forma significativa para uma melhoria do problema do letramento, da leitura e da escrita.
Descrição: SANTOS, M. R. D. Uma possível contribuição da filosofia para os problemas de leitura e da escrita. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26370
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- marcos roberto dantas dos santos.pdfPDF- Marcos Roberto Dantas dos Santos263.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito180.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.