Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26387
Título: O abastecimento de água para região do Cariri: o açude Cordeiros no Congo-PB
Autor(es): Pereira, Genilda Sales da Silva
Palavras-chave: Abastecimento
Açude Cordeiros - Água
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: A água como recurso hídrico, tem uma importância muito grande para sobrevivência dos seres vivos. Nesse trabalho, vale destacar o assunto principal o Açude Cordeiros, especificando o abastecimento no Cariri Paraibano, o mecanismo de levar “Água para todos”, um projeto desenvolvido pelo Governo Estadual da Paraíba. São muitas as questões de interesses social e econômico, e muitas das demandas não desenvolvidas pela falta de água em decorrência da situação climática inerente a região, e a insuficiência dos reservatórios para atender cotidianamente um abastecimento regular e manter ativo os serviços dependentes da água. Com isso, o objetivo é compreender como opera o sistema adutor do Congo, quais os benefícios e malefícios dessa obra para a população. Foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) explicar como ocorreu a construção do açude Cordeiros: b) analisar as formas de abastecimento para a região do Cariri; c) identificar as atividades desenvolvidas a partir do uso da água do açude Cordeiros, levando em consideração a realidade dos usuários da Bacia do rio Espinho. A investigação foi feita através de conhecimento de populares, moradores do município do Congo-PB. Com a intenção de analisar a construção e o funcionamento do açude Cordeiros e sua adutora que leva água para os caririzeiros. Também foi possível perceber as formas de abastecimento e as atividades desenvolvidas de psicultura, plantios de verduras e outras. A adutora foi um grande benefício, mas vale lembrar que seu funcionando precisa de uma gestão qualificada para torná-la mais eficiente e igualitária.
Descrição: PEREIRA, Genilda Sales da Silva. O abastecimento de água para a região do Cariri: o açude Cordeiros no Congo-PB. 2022. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26387
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilda Sales da Silva PereiraPDF - Genilda Sales da Silva Pereira1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo depósitoPDF - Termo depósito435.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.