Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Gesiane Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T23:28:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T23:28:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26403 | - |
dc.description | SILVA, M. G. R. da. Contribuições da neurociência para o processo de aquisição da leitura na alfabetização: um estudo bibliográfico. 2022. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender como as crianças, antes da fase de alfabetização e durante o mesmo processo, aprendem a ler, considerando que essa não é uma tarefa simples e natural, pois no processo de ensino e aprendizagem da leitura devemos considerar as ações envolvidas, tais como esforços cognitivos da criança, o método de ensino, os aspectos sociocognitivos e a sistematização da abordagem. Diante do exposto, buscamos compreender como as crianças desenvolvem o aprendizado da leitura durante o processo de alfabetização. Como parte do procedimento metodológico, utilizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, com foco nas contribuições da Neurociência para a aquisição da leitura. Para tanto, consideramos a utilização de autores como Cosenza e Guerra (2021), Silva e Barreto (2021), Bears, Connors e Paradiso (2017), entre outros. Os resultados e discussões se deram pela busca sistematizada de monografias e artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, identificando assim suas proximidades com a temática abordada em nosso estudo. Constatamos, através dos trabalhos selecionados, que a Neurociência tem trazido para a educação e para a aquisição da leitura um desenvolvimento significativo e objetivo, ressaltando que o trabalho com a consciência fonológica por meio do modelo de dupla rota é indispensável para a aprendizagem e apropriação do ato da leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Neurociência | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Neurolinguística | pt_BR |
dc.title | Contribuições da neurociência para o processo de aquisição da leitura na alfabetização: um estudo bibliográfico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Gesiane Ribeiro da Silva | PDF - Maria Gesiane Ribeiro da Silva | 486.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.