Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Gesiane Ribeiro da-
dc.date.accessioned2022-04-11T23:28:04Z-
dc.date.available2022-04-11T23:28:04Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26403-
dc.descriptionSILVA, M. G. R. da. Contribuições da neurociência para o processo de aquisição da leitura na alfabetização: um estudo bibliográfico. 2022. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender como as crianças, antes da fase de alfabetização e durante o mesmo processo, aprendem a ler, considerando que essa não é uma tarefa simples e natural, pois no processo de ensino e aprendizagem da leitura devemos considerar as ações envolvidas, tais como esforços cognitivos da criança, o método de ensino, os aspectos sociocognitivos e a sistematização da abordagem. Diante do exposto, buscamos compreender como as crianças desenvolvem o aprendizado da leitura durante o processo de alfabetização. Como parte do procedimento metodológico, utilizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, com foco nas contribuições da Neurociência para a aquisição da leitura. Para tanto, consideramos a utilização de autores como Cosenza e Guerra (2021), Silva e Barreto (2021), Bears, Connors e Paradiso (2017), entre outros. Os resultados e discussões se deram pela busca sistematizada de monografias e artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, identificando assim suas proximidades com a temática abordada em nosso estudo. Constatamos, através dos trabalhos selecionados, que a Neurociência tem trazido para a educação e para a aquisição da leitura um desenvolvimento significativo e objetivo, ressaltando que o trabalho com a consciência fonológica por meio do modelo de dupla rota é indispensável para a aprendizagem e apropriação do ato da leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectAquisição da leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectNeurolinguísticapt_BR
dc.titleContribuições da neurociência para o processo de aquisição da leitura na alfabetização: um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gesiane Ribeiro da SilvaPDF - Maria Gesiane Ribeiro da Silva486.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.