Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luana Laurentino da-
dc.date.accessioned2022-04-11T23:42:21Z-
dc.date.available2022-04-11T23:42:21Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.otherCDD 028-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26404-
dc.descriptionSILVA, L. L. da. Múltiplas leituras a partir do gênero meme: uma proposta pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, a internet tem sido um espaço de muita interação entre os indivíduos, o que vem possibilitando o surgimento de diversos gêneros específicos do meio digital, dentre eles os memes da internet, objeto do nosso estudo. Nessa direção, sabendo que a leitura é uma ferramenta fundamental para o processo de ensino/aprendizagem e que o trabalho com gêneros digitais está em pauta no ensino, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta pedagógica através do gênero meme para turmas de 9º ano do ensino fundamental, de modo a incentivar docentes da área de língua portuguesa no desenvolvimento de estratégias de ensino que sejam mais atrativas para os alunos. Nesse sentido, optamos por seguir uma metodologia de natureza qualitativa, de cunho descritivo/explicativo. Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos, justifica-se o trabalho com o gênero meme pelo fato de sua grande circulação nas redes sociais, além da necessidade de inserir, no ambiente escolar, gêneros que façam parte do cotidiano dos discentes. Para o embasamento teórico desta pesquisa, optamos por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2010) no que diz respeito ao estudo dos gêneros textuais/discursivos; para as reflexões sobre leitura nos guiamos por Koch e Elias (2008), e Rojo (2013) para o suporte teórico sobre multissemioses. Desse modo, acreditamos que a atividade proposta com os memes, por ser um gênero multimodal, possa oferecer melhores debates, leituras críticas e reflexão sobre a relação entre a vivência do aluno e seu contexto sócio-histórico, somada ao desenvolvimento de habilidades indicada por documento oficial.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Iara Ferreira de Melo Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGênero textual/discursivopt_BR
dc.subjectMemes da internetpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleMúltiplas leituras a partir do gênero meme: uma proposta pedagógica para o 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Laurentino da SilvaPDF - Luana Laurentino da Silva602.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito70.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.