Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26405
Título: Estratégias de outremização em vasto mar de sargaços: uma leitura pós-colonial
Autor(es): Barros, Bruna Eduarda dos Santos
Palavras-chave: Outremização
Sujeito colonizado
Estudos pós-coloniais
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Pensar em literatura é compreender, conforme Antonio Candido apontou em Direitos humanos e literatura (1989), que esta possui uma função humanizadora. Para tanto, o campo da teoria e crítica pós-coloniais, bem como os estudos culturais, propiciam um ambiente profícuo para repensarmos as relações humanas, a exploração e a subjugação que diversas sociedades sofreram/sofrem por meio da colonização empreendida pelas potências capitalistas dos séculos XIX e XX. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar, por meio dos estudos críticos pós-coloniais, as estratégias de outremização da mulher enquanto sujeito colonizado no romance Vasto mar de sargaços; observando os meios empregados pelo colonizador para tornar o nativo o "outro". Para que nossos objetivos fossem alcançados, utilizamos a abordagem qualitativa. Consideramos pertinentes no romance questões relacionadas a objetificação do sujeito colonizado amparadas pelos pressupostos teóricos de Bonnici (2005, 2009, 2012), como também a teoria da outremização contempladas pela teoria pós-colonial, baseando-nos em Bhabha (1998) e Hall (2006). Desta maneira, apontamos como resultados que a outremização está intimamente ligada ao processo de objetificação, que reduz, portanto, o sujeito colonizado.
Descrição: BARROS, B. E. dos S. Estratégias de outremização em Vasto mar de sargaços: uma leitura pós-colonial. 2022. 16f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26405
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Eduarda dos Santos BarrosPDF - Bruna Eduarda dos Santos Barros436.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito275.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.