Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Mikelle Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T10:51:17Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T10:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6521 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26415 | - |
dc.description | GOMES, Mikelle Araújo. O papel da monitoria remota na formação do discente - um relato de experiência. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A monitoria é um programa acadêmico destinado a discentes de cursos de graduação, que vem se apresentando como instrumento de incentivo à formação docente e despertando a aspiração de uma futura carreira docente. No ano de 2020, devido a situação global de pandemia pela propagação da COVID-19, foram recomendadas por meio de decretos e portarias medidas de distanciamento social. Essas medidas causaram um forte impacto sobre o ensino em todos os níveis de formação, ocasionando a suspensão de atividades presenciais e migração do ensino para o formato remoto. Desta forma, a docência e a monitoria também precisaram se adequar ao novo contexto de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria remota dos componentes curriculares “Introdução à Epidemiologia e Políticas de Saúde” e “Políticas de Saúde” do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus 1 - Campina Grande - PB. O desenho do estudo foi descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Nas ações, foram utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o uso da plataforma Google Workspace for Education, Instagram, Whatsapp Messenger, Mentimenter e Socrative. Foram utilizadas as metodologias ativas, tais como: o brainstorm, problematização, sala de aula invertida e criação de fóruns para interação com discentes. A monitoria atuou ativamente contribuindo na comunicação direta com os discentes, auxiliando no processo de aprendizagem, além de intermediar o contato discente-docente e colaborar junto à docência. Em conclusão, percebeu-se a necessidade de adaptação e flexibilização da prática dos docentes e monitores a uma nova forma de ensino, possibilitando a consolidação do processo de experiência acadêmica, além de noções de responsabilidade, compromisso e dedicação, essenciais na formação profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Renata Cardoso Rocha Madruga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | O papel da monitoria remota na formação do discente - Um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 10 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mikelle Araújo Gomes | PDF - Mikelle Araújo Gomes | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 106.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.