Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26417
Título: O estágio extracurricular em Educação Física: Vivências e desafios um relato de experiência
Autor(es): Alves, Douglas Filipe Freire
Palavras-chave: Educação Física
Atuação profissional
Musculação
Estágio extracurricular
Data do documento: 11-Mar-2022
Resumo: Este estudo trata-se de um relato de experiência oportunizado pelo Estágio Extracurricular em Educação Física na área de musculação. O campo de atuação foi em uma academia de ginástica de médio porte situada na cidade de Campina Grande-PB. Foi retratado através de relato com abordagem qualitativa a rotina de um estagiário de educação física durante os dias de estágio na organização. Na academia, durante as aulas, os momentos de intervenção foram de suma importância, já que o público tem um perfil diferenciado, necessitando de estratégias de aplicação dos exercícios, abordagem e linguagem simplificada adotada pelo estagiário, para alcançar de forma mais efetiva o cliente participante que demanda especificidades. Quanto à população estudada, o número de participantes presentes na academia variava conforme o horário. Com isso, era considerada uma presença média nas quatro horas de estágio de 80 pessoas, ao qual são indivíduos de sexo masculino e feminino com faixa etária variável entre 12 e 70 anos e que tinham objetivos distintos ao realizar a prática de musculação. O objetivo deste estudo é apresentar as intervenções e experiências vivenciadas por um estudante de bacharelado em educação física durante o estágio extracurricular na academia em musculação. Conclui-se que a partir das intervenções e vivências foi possível perceber a importância das vivências e experimentações oriundas do estágio para o graduando. Pois, propiciou ao profissional em formação entender a dinâmica e os mais diversos fatores relacionados a sua prática laboral futura no ambiente de musculação em academia. Após o estudo realizado e da experiência vivenciada durante as intervenções, foi obtida a compreensão da importância da imersão do estudante por meio do estágio na prática de trabalho que o mesmo almeja atuar. Com isso, a oportunidade foi muito significativa para o processo de formação do estagiário, devido a todas as vivências e adversidades que teve que enfrentar.
Descrição: ALVES, Douglas Filipe Freire. O estágio extracurricular em Educação Física: Vivências e desafios um relato de experiência. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26417
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Filipe Freire Alves.pdfPDF - Douglas Filipe Freire Alves.pdf594.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito.pdf431.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.