Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2642
Título: Auditoria interna em departamento de pessoal: uma ferramenta de prevenção a contigências trabalhistas
Autor(es): Oliveira, Katiane Santos
Palavras-chave: Legislação trabalhista
Procedimentos de Auditoria
Reclamações Trabalhistas
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Cada vez as reclamações trabalhistas vêm aumentando no cenário empresarial. Há algum tempo essas reclamatórias eram prerrogativas de empresas desorganizadas que agiam irresponsavelmente com seus funcionários ou de empresas que exploravam a mão-de-obra causando desconforto aos colaboradores sem recompensá-los com uma remuneração digna. Atualmente, o conjunto de reclamações está presente nas diversas empresas, inclusive naquelas que trazem benefícios aos colaboradores, mas, que por algum deslize no tratamento da lei trabalhista, acabam sofrendo com reclamações trabalhistas. Uma das medidas de prevenção a essas reclamações é o uso da auditoria interna no departamento de pessoal das empresas, onde irá verificar passo a passo a rotina desse departamento, empregando todos os procedimentos necessários para identificação das não conformidades perante a legislação trabalhista. Diante disso, questiona-se: Quais os procedimentos da auditoria interna necessários para se auditar o departamento de pessoal de uma empresa? O presente estudo tem por objetivo verificar dentre os procedimentos de auditoria meios de prevenção de reclamações trabalhistas, onde irá mostrar os aspectos da legislação trabalhista, relatar os procedimentos do departamento de pessoal e considerar a metodologia da auditoria utilizada neste departamento. Este estudo foi realizado através de uma aprofundada leitura de livros e artigos, como também através da internet. Foi adotado como técnica para coleta de dados o uso de questionários, onde se verificou o mau cumprimento da legislação trabalhista por parte de alguns gestores. Concluindo, dessa forma, que a auditoria interna no departamento de pessoal é uma importante ferramenta de apoio às empresas para prevenção de contingências trabalhistas.
Descrição: OLIVEIRA, K. S. Auditoria interna em departamento de pessoal: uma ferramenta de prevenção a contigências trabalhistas. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2642
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiane Santos Oliveira.pdfKatiane Santos Oliveira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.