Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26420
Título: Influência de exercício resistido na capacidade funcional em idosos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Andrade, Maxmiller Brandão de
Palavras-chave: Treinamento resistido
Idosos - Exercício físico
Capacidade funcional
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: INTRODUÇÃO: As perdas na capacidade funcional e cognitiva dentre outros efeitos decorrentes do processo de envelhecimento tais como a sarcopenia, alterações hormonais e no como no psicológico. Com o crescimento da população idosa que poderá mais que triplicar até 2050 (ONU,2012), o exercício resistido surge como uma alternativa de intervenção com o intuito de atenuar esses efeitos e garantir a manutenção da capacidade funcional e autonomia nessa população. OBJETIVO: Analisar a influência do exercício resistido na capacidade funcional em idosos. METODOLOGIA: O estudo apresenta-se como uma revisão sistemática. Foram pesquisados artigos nas bases de dados MEDLINE, IBECS, SCIELO, LILACS e GOOGLE sistema imunológico podem comprometer a qualidade de vida na população idosa tanto no aspecto social ACADÊMICO, utilizando-se os descritores “exercício resistido”, “treinamento resistido”, “população idosa” e “idosos”. Após, aplicados os critérios de exclusão, foram selecionados 5 artigos para leitura na íntegra e análise dos mesmos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi observado que o treinamento resistido é eficaz na promoção, proteção e/ou recuperação da saúde e funcionalidade da pessoa idosa, influenciando inclusive na inclusão social dessa população que chega na terceira idade com grandes limitações motoras que prejudicam sua rotina e seu estilo de vida. Constatou-se também uma menor incidência de quedas em idosos praticantes de treinamento resistido. CONCLUSÃO: As evidências nos permitem concluir que o treinamento resistido deve ser indicado como uma opção de intervenção terapêutica em idosos, porém, faz-se necessário um cuidado maior no controle do volume e intensidade de forma individual afim de evitar eventuais intercorrências relacionadas as patologias encontradas na população idosa.
Descrição: ANDRADE, Maxmiller Brandão de. de. Influência do exercício resistido na capacidade funcional em idosos: Uma revisão sistemática. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26420
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maxmiller Brandão de AndradePDF- Maxmiller Brandão de Andrade441.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito547.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.