Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26424
Título: Os benefícios da natação para crianças acometidas pela asma
Autor(es): Silva, Luis Daniel Barbosa da
Palavras-chave: Natação
Asma
Qualidade de vida
Terapia complementar
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A asma é caracterizada como uma doença crônica das vias aéreas, que provoca inflamação do meio e obstrução no fluxo do ar, causando sensações de aperto no peito, dispneia, sibilo e tosse. Deste modo, o presente estudo tem como proposta identificar os benefícios à natação para crianças que apesentam asma, na perspectiva de encorajar a prática da natação como recurso terapêutico complementar / preventivo para crianças com asma. Trata-se de uma revisão sistemática composta por 10 artigos indexados nas bases de dados da PEDro, PubMed e MEDLINE, publicados entre 2010 e 2020. Os resultados apontam que a natação é um tratamento não medicamentoso bastante eficaz contra a asma, acarretando diversas melhorias aos seus praticantes, em especial nas crianças, como: diminuição da hiperresponsividade brônquica, aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhoria qualidade vida e execução correta do processo respiratório. Entretanto, faz-se necessário que mais estudos sejam realizados a fim de garantir robustez aos achados.
Descrição: SILVA, Luis Daniel Barbosa da. Benefícios da Natação para crianças acometidas pela asma. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26424
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Daniel Barbosa da SilvaPDF - Luis Daniel Barbosa da Silva281.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito25.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.