Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26428
Título: Os efeitos anti toxoplasma de plantas da família Fabaceae: Uma revisão sistemática
Autor(es): Soares, Deborah Raila Luz da Silva
Palavras-chave: Toxoplasmose
Toxoplasma gondii
Fitoterapia
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Introdução: A toxoplasmose é uma doença parasitária ocasionada pelo agente etiológico Toxoplasma gondii amplamente distribuída no mundo. O tratamento convencional da parasitose geralmente está associado a efeitos colaterais em gestantes e pacientes imunocomprometidos, dessa forma, a utilização de produtos naturais é uma alternativa terapêutica positiva. Objetivo: Avaliar os efeitos anti toxoplasma das plantas Fabaceae. Metodologia: Foi realizada uma busca em quatro bases de dados, PubMed, Science Direct, BVS e Capes, a partir dos descritores "Toxoplasmosis"; “Toxoplasmosis, Animal”; “Fabaceae”; “Leguminosae”. Foram selecionados artigos do tipo ensaio clínico e laboratorial em idioma português, inglês e espanhol, disponíveis com texto completo e publicados no período de 2007 a 2022. Resultados: A partir das buscas, foram recuperadas 100 referências bibliográficas, após a leitura do título e resumo, 8 artigos foram selecionados para leitura na íntegra e 5 artigos foram incluídos na busca. Conclusão: Os estudos com espécies da família Fabaceae, evidenciaram que algumas espécies são eficazes no tratamento da toxoplasmose, por meio da inibição da proliferação do Toxoplasma gondii, entretanto, os estudos disponíveis ainda são insuficientes para validar as evidências encontradas.
Descrição: SOARES, Deborah Raila Luz da Silva. Os efeitos anti toxoplasma de plantas da família Fabaceae: Uma revisão sistemática. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26428
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deborah Raila Luz da Silva SoaresPDF - Deborah Raila Luz da Silva Soares443.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito142.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.