Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26434
Título: A representação da mulher no romance A hora da estrela, de Clarice Lispector
Autor(es): Ribeiro, Jhonata Fabrício Pereira
Palavras-chave: Literatura brasileira
Personagem
Clarice Lispector
Mulher
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Mobilizados com a vida trágica de Macabéa, protagonista de A hora da estrela (1998), decidimos analisar a narrativa, procurando lançar o olhar sobre Macabéa mulher, nordestina que consegue ser feliz com pequenas coisas e encontra seu lugar na sociedade capitalista, marcada por interesses pessoais e mesquinhos. Sendo assim, entendemos que a história dessa protagonista nos possibilitar refletir o lugar da mulher hoje, quando mesmo tendo uma qualificação profissional, ainda ganha menos que o homem e ainda não encontra representatividade no universo político. A análise dessa personagem se coloca como necessária e passível de uma reflexão social ainda atual. Eis o nosso objetivo neste trabalho. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caráter bibliográfico que se apoiou em trabalhos acerca do estudo analítico da narrativa, a exemplo de Gancho (2004) e Brait (2006) e, num segundo momento, em trabalhos voltados para a obra de Clarice Lispector, dentre os quais destacamos o de Borges (2014). A análise da personagem demonstra que Macabéa representa a típica figura do nordestino pobre que migra em busca de condições melhores de vida e acaba oprimido pelo sistema capitalista Palavras-chave: Literatura Brasileira. Clarice Lispector. Personagem. Mulher.
Descrição: RIBEIRO, Jhonata Fabrício Pereira. A representação da mulher no romance A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26435
Aparece nas coleções:61 - TCC
61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito91.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Jhonata Fabrício Pereira RibeiroPDF - Jhonata Fabrício Pereira Ribeiro710.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.