Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26437
Título: O romance policial feminino no século XIX: uma leitura da mulher-detetive nos contos "A maleta deixada na soleira" e "A Irmandade de Redhill" de Catherine Pirkis
Autor(es): Oliveira, Taiane Domingos de
Palavras-chave: Literatura feminina
Romance policial
Mulheres detetives
Loveday Brooke
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Ao longo da história, a mulher - em diversos aspectos da vida - foi categorizada como inferior ao homem. Na literatura, por muito tempo, elas foram proibidas de escrever ou ter seus escritos publicados. Na narrativa de detetive, algumas autoras e personagens femininas foram simplesmente apagadas e esquecidas. Pouco ou quase nada se sabe sobre personagens detetives mulheres, bem como escritoras desse gênero literário, que surgiram no período de Sherlock Holmes. Assim, este trabalho tem o objetivo de resgatar a figura feminina no romance policial através de uma análise da personagem-detetive Loveday Brooke, da autora Catherine Louisa Pirkis (1893), considerando a falta de popularidade e conhecimento que se tem sobre detetives femininas no século XIX. Para isso, a personagem foi analisada através de dois contos: “A maleta deixada na soleira" e “A irmandade de Redhill”. Tomamos como base para corroborar nossa pesquisa alguns autores como Michael Sims (2011), Michael Cook (2011), Maureen T. Reddy (2003), Virginia Woolf (2012) entre outros. Dessa forma, percebe-se que o construto social e cultural do século XIX e os estereótipos de gênero presentes na sociedade contribuíram para a falta de popularidade e reconhecimento de detetives femininas como também para o seu surgimento na literatura policial.
Descrição: OLIVEIRA, T. D. de. O romance policial feminino no século XIX: uma leitura da mulher-detetive nos contos "A maleta deixada na soleira" e "A Irmandade de Redhill" de Catherine Pirkis. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26437
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taiane Domingos de OliveiraPDF - Taiane Domingos de Oliveira449.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito174.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.