Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26442
Título: As contribuições do método audiolingual para uma abordagem oral no processo de aquisição da L2
Autor(es): Santos, Jaynne de Almeida dos
Palavras-chave: Métodos de ensino
Audiolingual
Língua franca
Fonética
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O método Gramática-tradução muito usado no ensino de língua inglesa mostra-se pouco eficiente em relação ao desenvolvimento da habilidade de speaking por ter seu foco na habilidade reading e writing, somente com fins à entrada de estudantes na universidade. Por outro lado, observamos que o método audiolingual que surgiu durante a segunda guerra mundial, através da necessidade de formar soldados não nativos na língua inglesa, tem o seu foco nas habilidades de listening e speaking o que fornece ao aluno maior suporte na oralidade, ensinando assim, sobre a língua e não sobre a língua. Nos questionamos, então, a possibilidade de tornar o ensino de inglês dinâmico e, acima de tudo, fazer com que o aluno obtenha uma melhor pronúncia na língua alvo, utilizando o método áudio lingual, em vista que o inglês passa por um momento de transição de Língua Estrangeira para língua franca uma importante mudança para o ensino. Dito isso, neste estudo, pretendemos analisar a pronúncia de um falante nativo de inglês e a de um aluno estudante de inglês como língua franca no ensino fundamental através do método audiolingual. Utilizamos uma abordagem qualitativa quantitativa de natureza aplicada, descritiva e explicativa. Observamos que através do método audiolingual, a maioria dos alunos demonstraram um avanço na pronúncia, e consequentemente uma maior compreensão da língua inglesa. Recorremos aos estudos de Alves (2012), Leffa (2016), Tecchio e Bittencourt (2011), Garcia-Medal (2019), BRITO e SCHMITZ (2009) e Quevedo-Camargo e Ramos (2008).
Descrição: SANTOS, J. de A. dos. As contribuições do método audiolingual para uma abordagem oral no processo de aquisição da L2. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26442
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaynne de Almeida dos SantosPDF - Jaynne de Almeida dos Santos586.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito219.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.