Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26449
Título: História da matemática: contribuições para o ensino-aprendizagem no Programa Residência Pedagógica
Autor(es): Chagas, Arielly Gonçalves de Souza
Palavras-chave: História da matemática
Ensino da matemática
Formação de professores de Matemática
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: O avanço da Covid-19, provocou diversas mudanças na sociedade. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, com as ferramentas tecnológicas sendo necessárias para promover a interação entre professor/aluno. Diante dos desafios dessa nova conjuntura, emergiu a necessidade do aprimoramento da criatividade e o uso de diversas estratégias no desenvolvimento das atividades para estimular nos educandos uma participação ativa. Nesta perspectiva, este estudo objetiva analisar o uso da História da Matemática como recurso metodológico que pode contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esta pesquisa trata de uma investigação bibliográfica, destacando a importância da História da Matemática. Para o referencial teórico utilizamos os documentos oficiais, BNCC, PCNs, PCN +, Miguel (1997), Mendes (2006) entre outros autores que tratam sobre o tema, artigos, revistas e livros didáticos. Em relação ao livro didático, nosso trabalho apresenta uma análise da presença da História da Matemática no conteúdo de Trigonometria em duas coleções, aprovada pelo Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD de 2018. No contexto da Residência Pedagógica (PRP) apresentamos uma proposta de atividade baseada no diagrama metodológico de Miguel (1997) a ser desenvolvida, com alunos da 2ª Série do Ensino Médio, na Escola Estadual Cidadã Integral e Técnica José Leite de Souza, situada no município de Monteiro-PB. É neste contexto de desafios que o presente trabalho se circunscreve, destacando a importância da teoria associada à prática que o Programa Residência Pedagógica promove no processo de formação inicial dos professores, ao permitir a reflexão sobre a prática, contribuindo na construção da identidade docente.
Descrição: CHAGAS, A. G. S. História da matemática: contribuições para o ensino-aprendizagem no Programa Residência Pedagógica. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26449
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arielly Gonçalves de Souza Chagas.pdfPDF - Arielly Gonçalves de Souza Chagas7.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito467.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.