Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26450
Título: Efeitos da atividade física no tecido ósseo da pessoa idosa: uma revisão sistemática
Autor(es): Sousa, Gustavo Henrique do Bú Silva
Palavras-chave: Envelhecimento
Osteoporose
Densidade mineral óssea
Atividade física
Saúde do idoso
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: O envelhecimento é um processo natural em todo ser vivo, e esse período é caracterizado pela perca progressiva de habilidades funcionais, motoras e pela diminuição nas dimensões corporais, acometendo a redução da massa óssea, levando às vezes a osteoporose, diminuição da massa magra (sarcopenia) e o aumento da gordura corporal. Dentre estas características destaca-se a diminuição da densidade mineral óssea (DMO) em pessoas idosas, sendo esse o tema do presente estudo. A massa óssea muda em diferentes fases da vida, do nascimento, até por volta dos 35 anos, a DMO aumenta gradativamente, atingindo seu ponto máximo e a partir daí começa a regredir. Alguns aspectos como a genética, alimentação e nível de atividade física tornam-se cruciais para que esse processo ocorra de maneira acelerada ou não. O objetivo desta pesquisa foi analisar artigos que supostamente apresentassem uma resposta sobre a relação da atividade física no aumento da DMO em idosos. É uma revisão sistemática, baseada em 7 artigos indexados na base de dados Scielo e PubMed, entre os anos de 2006 e 2021. Concluiu-se que os resultados encontrados foram favoráveis. Porém, fora visto que o aumento da DMO em pessoas idosas, varia de diferentes formas, tanto por carga de exercícios, por modalidades, peso corporal, entre outros. Assim, para obtenção mais exata dos resultados, é necessário que haja estudos que ultrapassem 12 meses.
Descrição: SOUSA, Gustavo Henrique do Bú Silva. Efeitos da atividade física no tecido ósseo da pessoa idosa: uma revisão sistemática. 2022. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26450
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Henrique do Bú Silva SousaPDF - Gustavo Henrique do Bú Silva Sousa494.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito71.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.