Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Mariana Freitas Lira de-
dc.date.accessioned2022-04-12T18:22:42Z-
dc.date.available2022-04-12T18:22:42Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.otherCDD 540.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26454-
dc.descriptionLIMA, Mariana Freitas Lira de. Marie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Química. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se da construção e avaliação de uma sequência didática que utilizou como recursos didático o filme “Radioactive” de Marjane Satrapi como uma ferramenta audiovisual e improvisação teatral como metodologia ativa, para discutir e analisar a vida de Marie Curie e suas descobertas em relação ao conteúdo de radioatividade, abordando a perspectiva dos conteúdos cordiais, dos direitos humanos em relação as mulheres na sociedade com intuito também de compreender o conteúdo conceitual de radioatividade. A metodologia se caracteriza como uma análise qualitativa e os participantes da pesquisa foram os licenciandos de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões subjetivas. Os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário apontam que os estudantes da graduação consideram a proposta da sequência didática interessante e com nível de aplicabilidade alta para o ensino de Química na Educação Básica, bem como considera o tema importante e criativo para o processo de construção do conhecimento escolar e científico, além do tema possibilitar o desenvolvimento de um debate multidisciplinar e plural, mostrando que o potencial e importâncias das mulheres na construção histórica sobre da ciência, bem como sua relevância para uma sociedade mais justa e igualitária, mostrado que a academia é um espaço plural e que não há mais lugar para as práticas machista de antigamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectConteúdos Cordiais e mulherespt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleMarie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Freitas Lira de LimaPDF - Mariana Freitas Lira de Lima741.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito57.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.