Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Marianne de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T20:14:36Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T20:14:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26461 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. de A.. As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a discutir sobre as contribuições das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Inglês, da UEPB - campus III, em que foram ministradas aulas de inglês por meio de tecnologias digitais, em aulas do ensino médio. Como aporte teórico, utilizamos estudos como os de Kenski (2012); Moran (2013); Almeida (2008; 2020) e Valente e Almeida (2020) que abordam a relação entre as tecnologias e a educação. Além de estudos como os de Prensky (2001); Paiva (2001; 2018); Franco (2018); Araújo (2018), entre outros que abordam especificamente sobre o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem e para o ensino de línguas. Nesta pesquisa, apresentamos um relato de experiência vivenciada com o uso de tecnologias digitais em aulas de língua inglesa, bem como aplicamos um questionário composto por 6 perguntas, sendo 5 objetivas e 1 subjetiva, aos alunos, a fim de compreendermos de que forma os discentes perceberam a aprendizagem de língua inglesa mediada pelas tecnologias digitais. Portanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, foi possível constatar que as tecnologias digitais podem trazer contribuições positivas para a aprendizagem de língua inglesa, por facilitarem a aprendizagem desta língua, promoverem uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e por colocarem os alunos em contextos reais de comunicação por meio dos diversos recursos que as tecnologias digitais propiciam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Luana Anastácia Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.title | As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marianne de Almeida Oliveira | PDF - Marianne de Almeida Oliveira | 575.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 595.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.