Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Marianne de Almeida-
dc.date.accessioned2022-04-12T20:14:36Z-
dc.date.available2022-04-12T20:14:36Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26461-
dc.descriptionOLIVEIRA, M. de A.. As contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógica. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a discutir sobre as contribuições das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Inglês, da UEPB - campus III, em que foram ministradas aulas de inglês por meio de tecnologias digitais, em aulas do ensino médio. Como aporte teórico, utilizamos estudos como os de Kenski (2012); Moran (2013); Almeida (2008; 2020) e Valente e Almeida (2020) que abordam a relação entre as tecnologias e a educação. Além de estudos como os de Prensky (2001); Paiva (2001; 2018); Franco (2018); Araújo (2018), entre outros que abordam especificamente sobre o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem e para o ensino de línguas. Nesta pesquisa, apresentamos um relato de experiência vivenciada com o uso de tecnologias digitais em aulas de língua inglesa, bem como aplicamos um questionário composto por 6 perguntas, sendo 5 objetivas e 1 subjetiva, aos alunos, a fim de compreendermos de que forma os discentes perceberam a aprendizagem de língua inglesa mediada pelas tecnologias digitais. Portanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, foi possível constatar que as tecnologias digitais podem trazer contribuições positivas para a aprendizagem de língua inglesa, por facilitarem a aprendizagem desta língua, promoverem uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e por colocarem os alunos em contextos reais de comunicação por meio dos diversos recursos que as tecnologias digitais propiciam.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luana Anastácia Santos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.titleAs contribuições das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: experiências da residência pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marianne de Almeida OliveiraPDF - Marianne de Almeida Oliveira575.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito595.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.