Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26464
Título: Fatores que comprometem as ações educativas no âmbito dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV/Guarabira - PB
Autor(es): Aquino, Emanuelle Rufino de
Palavras-chave: Assistência social
Educação
Educador social
Data do documento: 12-Abr-2022
Resumo: O estudo aborda a temática do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que compõe a Proteção Social Básica, no âmbito da Política de Assistência Social. A pesquisa investigou a função do Educador Social, no município de Guarabira-PB, que é um dos profissionais que integram a equipe técnica dos CRAS em atuação nas ações socioeducacionais para crianças e adolescentes e buscou analisar, a partir da perspectiva dos educadores sociais, os fatores que comprometem as ações educativas no âmbito dos Serviços de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos - SCFV, do município de Guarabira - PB. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo descritiva e estruturou-se por meio de leituras teóricas de autores/as, como: Brasil (2004), Brasil, (2009), Minate; Andrade, (2020), entre outros. Foram entrevistados dez (10) educadores sociais, que representam 100% dos profissionais que ocupam essa função no município de Guarabira. Os dados foram coletados via questionário composto por perguntas semiestruturadas no formato on-line (Google Forms), disponibilizado virtualmente durante os meses de fevereiro/março de 2022.Os resultados evidenciam a importância socioeducativa das atividades promovidas como forma de amenizar as situações de vulnerabilidades vivenciadas pelas crianças e adolescentes participantes SCFV. Identificou-se que as dificuldades estão relacionadas a necessidade de uma infraestrutura adequada para o atendimento, a organização do serviço, a não efetivação dos planejamentos realizados das atividades socioeducacionais e a desvalorização profissional e salarial destes trabalhadores/as, fatores que comprometem a qualidade do SCFV. A pesquisa destaca ainda, a relevância da formação em nível superior para o exercício profissional da função do educador social, preferencialmente na área de educação.
Descrição: AQUINO, E. R. de. Fatores que comprometem as ações educativas no âmbito dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV/Guarabira-PB. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26464
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelle Rufino de AquinoPDF - Emanuelle Rufino de Aquino760.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.