Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26466
Título: The bluest eyes: a representação da identidade feminina negra na escrita de Toni Morrison
Autor(es): Santos, Izilvania Maria Barbosa
Palavras-chave: Representação feminina
Identidade afro-americana
Toni Morrison
The bluest eye
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Durante muito tempo, a literatura feminina afro-americana foi apagada do cenário literário norte-americano; no entanto, no século XX, autoras como Toni Morrison ganharam notoriedade por expor em suas obras os problemas que cercavam a vida das pessoas negras, e principalmente das mulheres negras na sociedade da época. O objetivo deste trabalho é analisar a representação da identidade feminina negra na escrita de Toni Morrison, com o intuito de evidenciar os problemas que afetavam diretamente o processo de construção da identidade feminina negra na primeira metade do século XX. Para isso, usaremos a obra The bluest eye, publicado em 1970, primeiro romance da autora. Partindo de conceitos como aculturação, preconceito, padrões sociais e silenciamento, analisaremos como a literatura de Toni Morrison representa, através das personagens Pecola e Claudia, a construção da identidade feminina negra, e a forma como essa construção é afetada diretamente pela cultura branca norte-americana, para tal, tomaremos por base os estudos de Heloisa Toller Gomes (2011), Roland Walter (2009), Stuart Hall (2003), dentre outros. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, o romance nos permite fazer associações entre sociedade e cultura, gênero e raça em uma configuração histórica que antecede a luta pelos direitos civis das pessoas negras, proporcionando uma reflexão acerca da construção identitária da mulher negra na sociedade norte-americana.
Descrição: SANTOS, I. M. B. The bluest eye: a representação da identidade feminina negra na escrita de Toni Morrison. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26466
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izilvania Maria Barbosa SantosPDF - Izilvania Maria Barbosa Santos392.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.