Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26467
Título: “A doutrina de Allan Kardec abre as portas dos hospícios”: discursos sobre a loucura e o espiritismo no Brasil do século XX
Autor(es): Pontes, Maria Helena Macena de
Palavras-chave: Loucura
Espiritismo
Discurso
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Ao receber o título de “A doutrina de Allan Kardec abre as portas dos hospícios”: discursos sobre a loucura e o espiritismo no Brasil do século XX, logo de início, apresentamos uma expressão extraída de uma das fontes pesquisadas. Trata-se do jornal Ação Católica que circulava na cidade do Crato mas que divulgava aspectos inerentes ao pensamento católico do Brasil. Ao relacionar o espiritismo com os hospícios esta fonte se aproxima da principal proposta de análise deste trabalho, ou seja: tratar os conceitos de espiritismo e loucura como enunciados produtores de diferentes significados a partir do período no qual foram construídos historicamente e apropriados seja pelo pensamento espírita ou pelo os discursos do catolicismo, da imprensa e dos médicos. Analisamos historicamente as interpretações do pensamento espírita kardecista como produtor de indivíduos considerados loucos ao longo do século XX no Brasil. Dentre as fontes pesquisadas destacam-se os discursos presentes nos jornais católicos em circulação ao longo do século XX como o Jornal A Imprensa e o Jornal da Ação Católica. Foi possível observar a emergência de discursos médicos e de diferentes autoridades no âmbito do governo federal e dos governos estaduais que divulgavam a necessidade de enclausuramento dos indivíduos considerados médiuns ou que, de algum modo, estivessem sob a influência do espiritismo. Desse modo, pudemos destacar a relação que se estabeleceu entre os sentidos da palavra loucura e da palavra espiritismo no Brasil.
Descrição: PONTES, Maria Helena Macena de. “A doutrina de Allan Kardec abre as portas dos hospícios”: discursos sobre a loucura e o espiritismo no Brasil do século XX. 2022. 16f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26467
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA HELENA MACENA DE PONTES .pdfPDF - MARIA HELENA MACENA DE PONTES400.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito137.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.