Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26469
Título: Sistema de gestão de facilities: proposta de implantação no setor da construção civil
Autor(es): Souza, André Luiz Lima de
Palavras-chave: Engenharia civil
Condições de trabalho
Produtividade
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: Em função do elevado crescimento da competitividade de mercado na construção civil, é notável que as empresas busquem processos cada vez mais otimizados, com o nível máximo de qualidade e produtividade. Para isso, os planos de gestão das facilities baseados em ferramentas de gestão da qualidade se tornam fortes aliados aos gestores de obras. Nesse contexto, o presente trabalho analisou obras no município de Araruna – PB, a fim de verificar as condições de trabalho nos canteiros, e os possíveis elementos que comprometem a eficiência do fluxo de trabalho dos colaboradores. Por meio das análises realizadas foram criados diagramas como propostos por Ishikawa, buscando mapear os fatos causadores do efeito de diminuição da produtividade nos canteiros. A análise mostrou que é comum nas obras em estudo a ineficiência dos layouts, o que desfavorece a otimização dos trabalhos a serem realizados. Como resultado, baseado nos dados coletados, foram elaborados planos de gestão de facilidades, visando garantir a facilidade da execução das etapas operacionais do processo de construção. Para a elaboração desses planos foram utilizadas ferramentas da qualidade como: ciclo PDCA, arranjo físico, sistema 5S e kanban.
Descrição: SOUZA, André Luiz Lima de. Sistema de gestão de facilities: proposta de implantação no setor da construção civil. 2019. 69 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26469
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-André Luiz Lima de Souza.pdf2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.