Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26475
Título: Resíduo de marmoraria como material para melhoria das propriedades de engenharia de solos problemáticos: revisão bibliográfica
Autor(es): Araújo, Ana Lídia Alves de
Palavras-chave: Pó de mármore
Lama
Geotecnia
Data do documento: 4-Jul-2018
Resumo: Hoje em dia, a destinação final dos resíduos representa um dos grandes problemas enfrentados no mundo moderno, o crescimento populacional acarreta no aumento da produção de bens, consumo de matérias-primas e, por consequência, de resíduos. Os resíduos de marmoraria são subprodutos do beneficiamento do mármore, e compostos basicamente de lascas de rochas, chapa quebrada e lama, que por sua vez, é composta por água, pó de rocha e material abrasivo. Solos chamados problemáticos são aqueles expansíveis ou colapsáveis, são assim denominados por representarem um problema à engenharia de fundações, os solos problemáticos sofrem mudanças no seu comportamento com a presença de umidade. O objetivo deste estudo foi mostrar a possibilidade de aplicação de resíduos de marmoraria como material para melhoria das propriedades de engenharia de solos, a partir de referenciais bibliográficos. Para a seleção de fontes, foi utilizado como critério de inclusão, as bibliografias que abordassem o uso de resíduos na engenharia, dentro da temática da Geotecnia. Levando em consideração o risco ambiental dos resíduos e suas características, deve ser feito o processo de reciclagem, de modo que os novos produtos correspondem às expectativas do consumidor. Todos os estudos abordados na revisão mostraram vantagens na utilização do resíduo de marmoraria como material de melhoria das propriedades do solo, seja no âmbito econômico ou de aumento de resistência mecânica. Os resultados obtidos mostraram que a adição de pó de mármore às amostras de argila reduziu o custo de construção de estruturas em solos problemáticos, e a descoberta de novas áreas de utilização para resíduos de pó de mármore diminuirá a poluição ambiental.
Descrição: ARAÚJO, Ana Lídia Alves de. Resíduo de marmoraria como material para melhoria das propriedades de engenharia de solos problemáticos: revisão bibliográfica. 2018. 29 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26475
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ana Lídia Alves de Araújo.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.