Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26479
Título: Efeitos da massagem terapêutica em indivíduos portadores de cefaleia tensional: uma revisão sistemática
Autor(es): Couto, Raniele Cândido de
Palavras-chave: Massagem terapêutica
Cefaleia tensional
Cefaleia primária
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: Introdução: A cefaleia é uma desordem neurológica vivenciada por grande parte da população. Além do sofrimento físico, tal desordem está comumente relacionada a prejuízos laborais, sociais, emocionais e econômicos, podendo ainda interferir no processo de aprendizado. A cefaleia pode ser classificada em primária, quando não é oriunda de uma patologia subjacente, ou secundária, quando é proveniente de uma patologia prévia. A cefaleia tensional compõe o grupo das cefaleias primárias e é o tipo mais comum, com acometimento predominantemente feminino. No que diz respeito ao tratamento, a literatura dispõe de recursos farmacológicos e não farmacológicos. A massagem terapêutica consiste, portanto, em um recurso não farmacológico em que há manipulação do tecido mole corporal a fim de gerar efeitos sobre a sintomatologia da cefaleia. Objetivo: Sistematizar estudos que avaliem os efeitos da massagem terapêutica em indíviduos portadores de cefaleia do tipo tensional. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, de caráter exploratório, utilizando os descritores “massagem terapêutica” “cefaleia Tensional” e cefaleia primária, e seus correspondentes na língua inglesa “herapeutic massage”, “tension Headache” e.”primary headache” e realizada nas bases de dados científicas SpringerLink, Scholar Google, LILACS, PEDro, MEDLINE e SciELO. Foram incluídos na revisão ensaios clínicos e ensaios clínicos randomizados disponíveis nos idiomas português ou inglês publicados nos últimos 10 anos em cujas metodologias abordassem os prováveis efeitos da massagem enquanto tratamento principal ou coadjuvante na cefaleia do tipo tensional. Foram excluídos os artigos que não estavam disponíveis integralmente e aqueles que não apresentavam qualidade metodológica. Resultados: Foram selecionados 7 artigos que abordavam a massagem associada ou não a outras modalidades terapêuticas. As técnicas de massagem encontradas nos estudos foram: amassamento, deslizamento, fricção, compressão isquêmica e massagem tailandesa. As principais variáveis analisadas foram intensidade, duração, frequência e limiar de dor à pressão. Os resultados reveleram que houve melhoras na sintomatologia referente à cefaleia na maioria dos grupos que compuseram as pesquisas, havendo, no entanto, melhoras adicionais significativas em algumas variáveis nos grupos que receberam massagem em seu protocolo de tratamento. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a massagem terapêutica constitui uma alternativa eficaz que pode ser utilizada no tratamento das cefaleias do tipo tensional.
Descrição: COUTO, Raniele Cândido de. Efeitos da massagem terapêutica em indivíduos portadores de cefaleia tensional: uma revisão sistemática. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26479
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raniele Cândido de CoutoPDF - Raniele Cândido de Couto628.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito61.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.