Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26480
Título: Atividades experimentais investigativa-problematizadora como auxílio no ensino de conceitos químicos na Educação Básica
Autor(es): Rêgo, Edson Matheus Galdino do
Palavras-chave: Ensino de Química
Reações químicas
Experimentação investigativa
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: A presente pesquisa versa sobre as atividades experimentais investigativa com questões problematizadoras no auxílio do ensino de conceitos químicos na educação básica, o objetivo é aproximar os estudantes e o ensino da Química, na perspectiva de formar alunos com pensamentos críticos, criativos e capacitados para formular suas próprias ideias. A metodologia da presente pesquisa foi feita de maneira qualitativa, os participantes desta pesquisa são alunos de uma escola pública na cidade de Campina Grande localizada na Paraíba. No desenvolvimento dessa intervenção didática foram utilizados materiais alternativos de baixo custo e que estão inseridos no cotidiano dos alunos. As “reações químicas” são um assunto de grande importância no ensino médio, contudo, na maioria das vezes, os alunos têm dificuldades em assimilar o conteúdo e associar ele ao seu cotidiano, por essa razão, buscou um meio de proporcionar uma aproximação do conteúdo com a experimentação e a rotina diária do aluno. Como resultados, foi alcançado a aceitação desse método de ensino, pois, favoreceu bastante na aprendizagem dos alunos. Vale ressaltar que, a aprovação desses recursos, veio acompanhada de uma vontade de ter mais experiências no cotidiano escolar.
Descrição: RÊGO, Edson Matheus Galdino do. Atividades experimentais investigativa-problematizadora como auxílio no ensino de conceitos químicos na Educação Básica. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26480
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Matheus Galdino do RegoPDF - Edson Matheus Galdino do Rego556.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito83.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.