Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Brenda Thainá de Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:48:02Z-
dc.date.available2022-04-13T17:48:02Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26489-
dc.descriptionMENDES, B. T. A. Endomarketing como estratégia para redução da rotatividade de colaboradores: um estudo sobre o setor de transporte na cidade de São José do Egito-PE. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO alto índice de rotatividade de funcionários é um problema para muitas organizações e por essa razão, as mesmas têm oferecido estímulos aos seus colaboradores como forma de fazê-los permanecer motivados em seu interior. Nesse sentido, emerge o campo do Endomarketing como uma ferramenta para melhor aproveitamento dos colaboradores, permitindo a possibilidade de motivar os chamados clientes internos de uma organização. Com este norte, surge a proposta de investigação prática, através da seguinte questão: como as estratégias de endomarketing contribuem para a diminuição da rotatividade de funcionários de uma empresa? Com perspectiva de pesquisa exploratória e descritiva, o presente artigo busca - através de estudo de caso, verificar a eficácia do Endomarketing enquanto estratégia organizacional para a diminuição da rotatividade de colaboradores, e de modo mais específico diagnosticar as principais causas da rotatividade de colaboradores na organização e avaliar através do Endomarketing as estratégias que possam solucionar as causas da rotatividade de funcionários. Como metodologia de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica através do levantamento do estado da arte mais recente sobre a temática, e a execução de pesquisa empírica através do modelo exploratório, optando pela pesquisa de campo – estudo de caso em uma empresa de transporte localizada em São José do Egito-PE, e uso de método quanti-qualitativo para análise dos resultados sobre o problema pesquisado. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as estratégias de endomarketing como remuneração adequada, plano de carreira, momentos recreativos, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, podem combater as principais causas de rotatividade tais como a baixa remuneração, falta de valorização e reconhecimento, clima organizacional desagradável, que foram levantadas na pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Diaspt_BR
dc.subjectRotatividadept_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectColaboradorespt_BR
dc.titleEndomarketing como estratégia para redução da rotatividade de colaboradores: um estudo sobre o setor de transporte na cidade de São José do Egito-PEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenda Thainá de Araújo Mendes.pdfPDF - Brenda Thainá de Araújo Mendes624.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito103.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.