Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26490
Título: Empreendedorismo feminino: um estudo sobre o perfil das mulheres empreendedoras informais da cidade de Emas-PB
Autor(es): Silva, Edriana Caetano da
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Perfil empreendedor
Informalidade
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: A relevância do empreendedorismo feminino no cenário mundial vem crescendo cada vez mais e impulsionado a economia. Apesar da crise sanitária e econômica em curso devido à Pandemia por Covid-19, os negócios liderados por mulheres têm ganhado espaço no meio empreendedor, demonstrando resiliência frente às crises e dificuldades. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar o perfil empreendedor das mulheres que possuem negócios informais na cidade de Emas-PB. Para o alcance deste objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as características sociodemográficas das mulheres pesquisadas; demonstrar a motivação pela qual as mulheres ingressaram no comércio informal; e identificar as estratégias utilizadas no enfrentamento à crise. Em relação à metodologia, a pesquisa classifica-se como descritiva e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados entre os dias 02 a 23 de dezembro de 2021, através de um questionário aplicado via Google Forms a 125 empreendedoras, estruturado em concordância com as indagações dos objetivos específicos e o teste para avaliação do perfil empreendedor, adaptado de Dornelas (2018), respondido por meio de uma Escala Likert, variando as respostas entre (1) “insuficiente” a (5) “excelente”. Após a análise dos dados, contatou-se que o perfil das empreendedoras é composto principalmente por mulheres mais maduras, casadas, a maioria com filhos, com nível médio de escolaridade, atuam a mais de quatro anos como empreendedoras, se destacam no segmento de beleza, foram motivadas a ingressarem na atividade informal por falta de emprego e a estratégia mais utilizada para enfrentamento da crise da Covid-19 foi o uso das mídias digitais. As empreendedoras possuem características do perfil empreendedor, tais como: comprometimento com os clientes, aproveitam totalmente as oportunidades, transmitem integridade e confiabilidade, motivadas pelos seus conceitos e ideias, possuem liderança diante de problemas e soluções, e tolerância ao risco quando procuram crescer e atingir melhores resultado. Dessa maneira, elas possuem atributos que comprovam a capacidade empreendedora para gerir seus negócios e se manterem no empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social da região.
Descrição: SILVA, E. C. Empreendedorismo feminino: um estudo sobre o perfil das mulheres empreendedoras informais da cidade de Emas-PB. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26490
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edriana Caetano da Silva.pdfPDF - Edriana Caetano da Silva812.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito586.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.