Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Lívia de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T17:59:43Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T17:59:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 658.4092 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26492 | - |
dc.description | SANTOS, A. L. M. Estilos de Liderança de Docentes de uma Instituição Pública de Ensino Fundamental da Cidade de Patos-PB. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A liderança é definida como principal ferramenta de atingir resultados organizacionais e individuais, sendo desse modo, necessária e presente em todas as culturas e profissões. Porém, a forma como ela é exercida difere em cada uma dessas situações, pois cada líder tem seu estilo de liderar. Frente a isso, esta pesquisa se fundamentou no objetivo geral de analisar os estilos de liderança presentes no perfil dos docentes de uma instituição pública de ensino fundamental da cidade de Patos-PB, a partir da percepção dos mesmos, com base no Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ). A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e método descritivo. O levantamento de dados foi por meio do questionário 5x-MLQ de Bass (1995), o qual foi respondido por 5 (cinco) docentes, e a análise dos dados se deu por meio do método estatístico descritivo, em que através da ferramenta Excel, permitiu a posterior análise dos resultados, os quais demonstraram que entre os estilos estudados, o transformacional e transacional prevaleceram no corpo docente, haja vista que demonstra mais comprometimento e atenção com o desenvolvimento das necessidades individuais, com a motivação e a estimulação criativa de cada aluno. Por fim, conclui-se que esses fatores são positivos para a instituição e os educandos, pois compreende-se que existe um sentimento de interesse do corpo docente em obter potencialmente melhores resultados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Ma. Cínthia Moura Frade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | Estilos de liderança | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.title | Estilos de Liderança de Docentes de uma Instituição Pública de Ensino Fundamental da Cidade de Patos-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Lívia de Medeiros Santos.pdf | PDF - Ana Lívia de Medeiros Santos | 754.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 561.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.