Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26519
Título: As faces da morte: a representação do feminino em Morella e Eleonora, de Edgar Allan Poe
Autor(es): Silva Neto, Antônio Trajano da
Palavras-chave: Literatura norte-americana
Edgar Alan Poe
Morte
Feminino
Data do documento: 14-Mar-2022
Resumo: A sociedade atual está pautada cada vez mais na posição da mulher, em suas capacidades e suas lutas, o que permite que tais discussões acerca do movimento feminista transpassem frequentemente a vida real e busquem por fatores que corroborem ou discordem de suas ideias, seja nas artes em geral e, principalmente, na literatura. Os contos Morella e Eleonora, de Edgar Alan Poe, aqui estudados, contêm aspectos que permitem levantar debates que afetam a morte e as relações simbólicas feministas inseridas nesta, além disso, investigar como estes temas eram retratados nas histórias de Edgar Allan Poe, escritas há quase um século, em um período em que o pensamento social era distinto do leitor atual. Nessa perspectiva, este trabalho visa esclarecer as correlações entre a morte e o feminino na tratativa de explicar não apenas a razão pelo qual a morte das mulheres em questão afetam seu senso de poder, mas também trazendo argumentos que possam apoiar a existência de inspirações diretas que fizeram com que o contista desenvolvesse estas figuras marcantes. Com tais intenções, foi feita uma análise exploratória e comparativa dos contos para que fossem encontrados pontos que pudessem sustentar os argumentos citados, explorando como a morte influencia nas narrativas, assim como se manifestam as figuras masculinas com estes acontecimentos e o que representa para cada um, além de discutirmos como se dá a transcendência sobre a morte exercida por cada protagonista, a partir do pressuposto teórico-crítico de autores como Elien Martens (2013), Riley Haacke (2017) e Souza Alves (2005), entre outros.
Descrição: SILVA NETO, A. T. da. As faces da morte: a representação do feminino em Morella e Eleonora, de Edgar Allan Poe. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26519
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Trajano da Silva NetoPDF - Antônio Trajano da Silva Neto941.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito92.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.