Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26529
Título: Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química
Autor(es): Mendes, Mykaele da Silva
Palavras-chave: Gamificação
Classcraft
Metodologias ativas
Ensino de Química
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Este trabalho aponta os benefícios e as contribuições da utilização de Role Playing Game (RPG) no ensino de química, através da aplicação de um jogo de RPG que foi elaborado com o conteúdo de modelos atômicos, o intuito desta pesquisa foi analisar as consequências da utilização de RPG no ensino como uma ferramenta auxiliar. Para a aplicação, foi desenvolvido na plataforma do classcraft um jogo de RPG chamado Folk&More, onde a mesma é voltada para gamificação em sala de aula, o jogo foi aplicado na turma do 3° ano do ensino médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo situada na cidade de Queimadas-PB, nas aulas voltadas para revisão do ENEM sobre o conteúdo de modelos atômicos, com 13 alunos participantes. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem qualitativa e classifica-se como uma pesquisa-ação, sendo os dados colhidos através de um questionário. Os resultados apontam um bom desempenho dos alunos quanto ao conteúdo mediado, mostrando ao ensino aprendizagem que o RPG proporciona aos professores, o aumento da interação dos alunos nas aulas, que se sentiram confortáveis em interagir e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Concluindo, pois então que os jogos de RPG contribuem para a educação por proporcionar crescimento na percepção de conteúdos, desenvolvendo o seu espirito crítico e científico, aplicando o lúdico sem perder a essência da educação.
Descrição: MENDES, Mykaele da Silva. Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26529
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mykaele da Silva Mendes.pdfPDF - Mykaele da Silva Mendes2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito71.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.