Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26536
Título: Estudo comparativo entre lajes maciças e pré-moldadas treliçadas: uma análise de custos e insumos
Autor(es): Almeida, Jean Michel da Silva
Palavras-chave: Análise estrutural
Cálculo estrutural
Engenharia civil
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: Com a finalidade de reduzir os impactos dos recentes aumentos dos custos dos insumos da construção civil e o desenvolvimento de arquiteturas cada vez mais arrojadas, faz-se importante para os engenheiros buscarem por soluções mais econômicas que as convencionais. Neste sentido, a utilização de lajes maciças tem se tornado desvantajosa técnica e economicamente, enquanto que novas soluções estruturais vêm tornando-se mais difundidas, como as lajes nervuradas e protendidas. Simultaneamente, as ferramentas de cálculo estrutural têm evoluído cada vez mais, possibilitando fazer análises mais rápidas e eficientes para os projetistas. Neste sentido, este trabalho visa comparar, em termos de custos e insumos, duas soluções estruturais desenvolvidas para uma mesma arquitetura. A primeira solução foi desenvolvida utilizando somente lajes maciças na edificação, enquanto que a segunda utilizou lajes nervuradas treliçadas. Ambas as soluções foram desenvolvidas e orçadas com o auxílio do Eberick e das composições do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices (SINAPI). Após ambos os sistemas estruturais serem quantificados e orçados, pôde-se concluir que a solução estrutural mais econômica foi aquela que utilizou lajes nervuradas treliçadas.
Descrição: ALMEIDA, Jean Michel da Silva. Estudo comparativo entre lajes maciças e pré-moldadas treliçadas: uma análise de custos e insumos. 2022. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26536
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Michel da Silva Almeida.pdfPDF - Jean Michel da Silva Almeida.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC - Jean Michel da Silva Almeida.pdfTermo_de_Deposito_TCC - Jean Michel da Silva Almeida.pdf200.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.