Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26541
Título: Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19
Autor(es): Mouzinho, Thaís Ângela Silva
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Ferramentas digitais
Ensino de educação física
Educação básica
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: Em vista do enfrentamento de proporção mundial da pandemia da COVID-19, fato responsável por gerar graves consequências e crises em vários âmbitos na esfera social, surge a necessidade de compreender como se deu o prosseguimento da educação básica com o ensino remoto emer gencial (ERE) imposto pelas medidas de contenção para disseminação do vírus Sars-CoV-2. Dessa forma, este estudo é fruto de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem quali quantitativa a qual foi realizada em formato online com 15 educadores recrutados em platafor mas digitais, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física na Educação Básica de escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, se pautando em identificar e discutir as distintas dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, assim como destacar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas aulas remotas. Para a realização da pesquisa, os dados foram colhidos através de um questionário on-line via google forms e foi desempenhada uma análise estatística, descritiva por meio da média, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, comparando as características amostrais na plataforma Excel, comparando as características da amostra, por meio da geração de gráficos para leitura a dos resultados e demais observações que ocorreram em todo decorrer do processo de construção da pesquisa. Os resultados apontaram as opiniões e desafios enfrentados pelos professores e também alunos, assim como as estratégias usadas para o desenvolvimento das suas aulas. Foi identificado com o estudo, o baixo índice de participação ativa dos alunos nas aulas, devido a desigualdades ao acesso à internet, a falta de suporte das instituições para com os professores, lacunas na formação docente e a carência da prática nas aulas de Educação Física escolar.
Descrição: MOUZINHO, Thais Angela Silva. Ensino remoto: estratégias pedagógicas utilizadas por professores de educação física durante a pandemia da covid-19. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26541
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Ângela Silva MouzinhoPDF - Thais Ângela Silva Mouzinho637.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito90.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.